sábado, 19 de março de 2011

O pequeno leitor (blog e site desenvolvidos por:Stela Loducca)

(Imagem disponível em http://blog.opequenoleitor.com.br/)

"Gostaria de contar que já está no ar o meu site do O Pequeno Leitor. Pra quem não sabe, vou falar como nasceu o projeto:


A idéia de criar O Pequeno Leitor nasceu da união de duas coisas. Primeiro, depois de 18 anos trabalhando como redatora publicitária, após o nascimento do meu filho, meu foco principal passou a ser assuntos relacionados ao desenvolvimento infantil.

Foi quando comecei a me dedicar a projetos voltados pra educação e fiz diversos cursos nessa área.

O segundo fator que deu vida ao O Pequeno Leitor, foi o Projeto Social de incentivo a leitura que eu desenvolvi numa Comunidade do Jaguaré, com crianças entre 5 a 10 anos. Vi na prática como a falta de estímulos na primeira infância criam buracos enormes no desenvolvimento intelectual dos pequenos.

A falta dos pais neste processo como exemplo e principais incentivadores, mais a falta de uma boa escola, são fatores determinantes nesse processo.

Tinha criança de 10 anos que não conseguia sequer recontar uma simples história, quanto mais escrever. Achei isso chocante, ainda mais comparado com as crianças de 5 anos do meu convívio em processo de alfabetização, que faziam isso com facilidade.

A partir daí, resolvi usar minha experiência publicitária em favor da leitura. O Pequeno Leitor foi pensado como se eu tivesse criado uma grande campanha de incentivo a leitura dentro de um ambiente onde essa geração domina desde cedo.

Decidi criar um site gratuito pra ser o mais democrático possível. Por incrível que pareça, estas crianças de comunidades carentes têm mais acessos a lan houses do que a um livro ou livraria. E estas crianças eu queria que pudessem ter acesso a essa informação.



No site, além de ler histórias e participar de muitas brincadeiras, as crianças poderão escrever e publicar suas próprias historinhas, passando pela aprovação do responsável e depois por mim. Os pequenos que quiserem desenhar suas próprias histórias, eu continuarei publicando no blog.

é importante os pais perceberem que a responsabilidade da formação do gosto e hábito pela leitura, começa dentro de casa. Esta não é uma responsabilidade só da escola como formadora.



Espero que gostem! "


(Palavras da autora do blog: http://blog.opequenoleitor.com.br/ , que deu origem ao site)


Este site é incrível. Os livros animados são uma excelente forma de apresentar a literatura aos pequenos e, principalmente de estimular o gosto pela leitura.


Vale a pena conferir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário