Título: Memória Viva – preservando o folclore nacional
Área de Formação Humana: Leitura e Escrita
Turma: Pré Ano: 2010 Tempo estimado: 1 mês ( de 02 a 20/08)
Materiais necessários:
1. Livros e revistas contendo lendas.
2. Computador.
3. Dispositivo de internet móvel (o computador do projeto Kidsmart não possui acesso a rede).
4. Impressora.
5. Lápis de cor, lápis grafite, giz de cera, caneta hirdrocor, etc.
6. Tesoura.
7. Cola.
8. Cartolinas.
9. Meias de seda.
10. Olhos de plástico.
11. E. V. A.
12. Papel sulfite.
13. Cadernos (das crianças).
Objetivos de aprendizagem:
1. Ampliar aos poucos as possibilidades de expressar-se verbalmente em diferentes situações de uso da linguagem oral.
2. Realizar gradativamente tentativas de escrita espontânea (não convencional) de acordo com as próprias possibilidades.
Metodologia – Etapas:
1. Leitura de diferentes gêneros textuais.
(Victor, Mateus e Marcos manuseando livros sobre folclore).
2. Leitura de diferentes lendas.
3. Contação de diferentes textos.
(Contação de histórias utilizando caixas de remédio).
4. Escrita de listas com as lendas preferidas da turma e personagens mais interessantes.
5. Pesquisa sobre folclore e lendas na internet (usar dispositivo móvel da educadora ou professora).
(Pedro Manoel pesquisando imagens do Saci Pererê)
6. Escolha de uma lenda para a produção de um “mascote”.
7. Proposta de escrita espontânea.
(Escrita espontânea no caderno).
8. Reescrita coletiva da lenda preferida da turma.
9. Reconto oral das lendas, pelas crianças.
(O reconto teve direito a representação dos personagens como o "lobisomem").
10. Produção de ilustrações para as lendas lidas.
(Construção de ilustrações “montagens para foto” para os textos preferidos).
11. Digitação (escrita espontânea) da lenda escolhida.
12. Imprimir as lendas escritas pelas crianças e pedir que cada um produza sua própria ilustração.
Avaliação:
1. As crianças já se encontram familiarizadas com o computador. Além de utilizar este material no CMEI, muitos possuem acesso em casa. Notamos que a maioria teve mais facilidade na digitação do que na escrita à mão, uma vez que alguns ainda estão desenvolvendo a coordenação motora fina.
2. As lendas brasileiras exerceram fascínio sobre a maioria das crianças da turma, se tornando presentes inclusive nos momentos de brincadeiras, em que percebemos a inclusão dos personagens folclóricos como participantes.
3. As tentativas de escrita espontânea têm gerado grandes e satisfatórios frutos. Já podemos notar a construção de sílabas contendo uma vogal e uma consoante ou ainda a busca por escrever palavras com sentido.
Referências
http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/downloads/arquivos/3009/download3009.pdf
Avisa lá – Revista para formação de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Ano VI, nº 27. Julho de 2006.
AZEVEDO, Ricardo. Armazém do folclore. Ática, 2000.
SALERNO, Silvana. Viagem pelo Brasil em 52 histórias. CIA das Letrinhas, 2006.
CHAMLIAN, Regina. Contos de espantar meninos. Volumes Ie II. Ática.
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