terça-feira, 28 de setembro de 2010

Bruxas e bruxinhas

PROJETO DIDÁTICO: Bruxas e Bruxinhas

Área – Linguagens oral, leitura e escrita
Objetivo compartilhado sobre o projeto: Produzir um álbum com vários estilos de bruxas a partir das leituras de diversos livros.
Objetivos de aprendizagem:
• Ouvir histórias lidas pela educadora;
• Ampliar o repertório de histórias;
• Desenvolver o comportamento leitor;
• Conhecer as características de um convite, receita, lista e texto narrativo;
 Leitura de imagens;
• Realizar tentativas de escrita;
• Aprimorar a linguagem oral ao expor ideias;
• Perceber diferenças entre linguagem falada e a escrita;
• Conhecer a estrutura de um álbum.
Justificativa:
A educadora e professoras da turma do Pré têm como atividade permanente diária a leitura para as crianças.
Dentre essas leituras realizam algumas leituras de histórias com bruxas, como: “João e Maria”, “Ora fada, Ora bruxa”, “As cartas de Ronroroso”, “A bruxinha Atrapalhada”, “A vassoura encantada”, “Bruxa, bruxa, venha a minha festa”, “Bruxinha e Frederico” e “Contra feitiço, feitiço e meio”.
Percebe-se um grande fascínio das crianças pela personagem bruxa, pelo fato de aguçar a imaginação por seres fantásticos que apresentam características diferentes conforme o enredo da história.
Tal projeto foi pensado devido aos questionamentos das crianças, como:
Só existe a bruxa má?
Por que as bruxas fazem maldade?
Existe bruxa boazinha?
A partir destes questionamentos decidiu-se que seria confeccionado um álbum sobre as bruxas.
Cronograma:
1ª e 2ª semana:
Leitura do livro de João Maria e visita ao Bosque do Alemão, para participar de uma contação de histórias realizada pela “Bruxa do Bosque”. A visita será no dia 13 de outubro.
Realizar a leitura da história “Ora fada, ora bruxa”.
3ª semana:
Contar a história: “Contra feitiço, feitiço e meio” na qual aparecem receitas culinárias.
Sugerir duas receitas de Bruxa: Suco do Pântano e Bolo Verde.
Realizar uma votação onde cada criança poderá fazer suas tentativas de escrita opinando sobre a receita preferida. Após a votação será feita a receita mais votada.
Trazer um livro de receitas para que as crianças conheçam a estrutura do gênero receita.
Propor a escrita da receita escolhida. As crianças ditam e a educadora escreve, realizando a revisão necessária, proporcionando a percepção que há diferença de uso da linguagem oral e escrita.
Proporcionar o reconto da história lida nesta semana, fazendo com que as crianças conhecem mais um gênero literário, para se apropriar da melhor linguagem ao construir o produto final: O álbum das bruxas.
4ª semana:
Após as crianças terem conhecido Bruxas com diferentes características, mostrar e manusear diferentes tipos de álbuns: fotos, figurinhas, coleção de adesivos propondo então, a confecção de um álbum de Bruxas.
Retomar as histórias através do reconto realizado pelas crianças, em seguida propor a escrita das características das bruxas, em forma de lista com ilustração das crianças.
Lançar a ideia de escrever sobre seus opostos, ex: Bruxa atrapalhada e a Bruxa organizada, Bruxa boa e Bruxa má, Bruxa criança, Bruxa adulta, Bruxa suja e limpa e outras que forem surgindo.
Reler as listas fazendo os ajustes necessários com auxílio da pedagoga do CMEI.
5ª e 6ª semanas:
Mostrar às crianças que a estrutura do convite se difere da receita culinária e da lista de características da bruxa.
Início da montagem do álbum: lançar questões para que as crianças opinem para quem querem mostrar o trabalho, como será a capa, sua organização, paginação, etc.
A confecção do álbum será coletiva, a cada uma ou duas crianças será “inventada” uma bruxa com base nas características das personagens das histórias trabalhadas. O álbum conterá figura e escrita que a turma poderá combinar previamente com a educadora/professora quais anotações serão feitas: nome, gostos, características da bruxinha criada.
7ª semana:
Solicitar que as crianças tragam diferentes tipos de convites, para apreciação e discussão do formato deste. Propor a escrita e confecção de um convite para os pais comparecerem na exposição do Álbum das bruxas. Com as crianças que ainda não dominam o mecanismo da escrita, após participarem como as demais na produção oral do texto escrito, pequenos grupos de crianças trabalharão na escrita do convite, outras nas ilustrações e as demais registrarão no computador o mesmo texto produzido. O objetivo em utilizar o computador é a possibilidade de vivenciar outras formas de registro.
8ª semana:
Apresentação do Álbum das bruxas para os pais das crianças.
Duração:
 Oito semanas.
Materiais:
Livros de literatura com a personagem bruxa.
Papéis diversos para a elaboração do álbum e convite.
Ônibus para o transporte até o Bosque do Alemão.
Avaliação da aprendizagem:
• Ouve atentamente histórias (contos lidos pela educadora ou professora);
• Contribuiu para a produção da receita, lista, convite e álbum;
• Manifesta preferências;
• Conhece a estrutura de um álbum;
• Demonstra reconhecer as diferenças entre linguagem falada e escrita.
Produto final:
Confecção do álbum com as características de vários estilos de bruxas, podendo ser emprestado posteriormente pelas crianças e fazer parte da sacola de leitura da turma.
Saberes das educadoras e professoras:
• Diferenciação entre leitura e contação;
• Planejar o momento de leitura e escrita, conhecendo as modalidades organizativas do tempo didático;
• Conhecer as características do comportamento leitor e escritor;
• Reconhecer a importância do momento diário de leitura para desenvolvimento do comportamento esperado;
• Conhecer diferentes gêneros textuais e selecionar os mais interessantes para utilizar com as crianças;
• Encaminhar práticas significativas de produção de texto oral com destino escrito: necessidade de repertoriar as crianças antes da escrita, conhecimento da estrutura textual dos diferentes gêneros e planejar com propósito educativo.
Aspectos trabalhados na formação:
• A diferença entre leitura e contação, demonstradas em práticas;
• Ler com as educadoras e professoras nas permanências, histórias diferenciadas não só para crianças, mas também para adultos;
• Acompanhamento da execução do projeto e discussão de possíveis ajustes ou trocas de encaminhamentos;
• Apoio em textos diversos sobre o desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade.



Apresentamos às crianças a estrutura do projeto. Surgiu então, a ideia de construir, não só o álbum, mas também um livro de receitas. Para isso selecionamos algumas receitas bruxescas.

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