quinta-feira, 10 de junho de 2010

Data: 16/04/2010


Disparador: Flores de Girassol (verdes e maduras) e um pote com sementes de Girassol.


Mediador: Everli


Relator: Karin


As crianças sentaram em roda e os objetos foram colocados, num primeiro momento, no centro da roda e depois foram passados de criança para criança a fim de que todos pudessem visualizar em detalhes.


JHONATHAN: Um Girassol!!!


EVERLI: Nós temos aqui flores de Girassol e sementinhas de Girassol. Cada pontinho preto aqui na flor vai virar uma semente. E, alguém sabe por que ela ganhou este nome?


MARIA LUIZA: Porque é uma flor.


MURILO S: Porque parece um sol.


HELLEN: Porque é amarela.


EDUARDA: Porque amarelo é a cor do sol.


MARIA LUIZA: Ela parece muito preta.



EVERLI: Ela gosta de ficar sempre virada para o sol. Ela vira para encontrar o sol. Ele ajuda a secar as sementes que servem para comer. É só tirar a casca. E tem um animal que adora comer estas sementes.


KHAUÊ: Passarinho!



VINÍCIUS: Tucano.



MARIA EDUARDA H: Papagaio.



KHAUÊ: O Loro come.



HELLEN: É, o Loro José.



EVERLI: A calopsita que mora na minha casa adora.



MARIA EDUARDA G: Você dá pra ela?



EVERLI: Sim. E as pessoas também podem comer. O girassol serve para fazer óleo. A gente usa para fritar as comidas. E agora inventaram o biodiesel que é um combustível feito de girassol.



PEDRO HENRIQUE P: Igual uma gasolina!



EVERLI: E qual a diferença entre esses dois galhos?



MURILO B: Esse tem furo e aquele não.



EVERLI: Esse é mais novo. A flor está começando a abrir, ele vai crescer mais. Esse outro já é grande, não vai mais crescer.



JUAN: Não pode por o dedo no buraquinho?



EVERLI: Não. Senão a semente não vai crescer.



JHONATHAN: Coitada!



EVERLI: O que essa flor tem de diferente das outras?



EDUARDA: O tamanho. O cabo.



PEDRO MANOEL: As folhas.



EVERLI: O miolo é grande e as pétalas são pequenas.



HELLEN: A joaninha tá ali porque gosta do sol.



EDUARDA: Ela gosta do mel que tem na flor.



PEDRO MANOEL: Ta olhando pra todos nós.



MURILO B: Parece um canudo onde ela toma.



CRIANÇAS (em coro): Voou!



EVERLI: O que ela come, da flor?



EDUARDA: Tem um buraco pequeno, por isso foi ela que fez.



HELLEN: Sabia que tem uma joaninha lá em casa!?!



VINICIUS: Eu vi girassol na grama da minha casa.



MARIA EDUARDA H: Eu vi lá... na... lá!



KHAUÊ: Lá em Santa Catarina, lá eu vi um girassol.



EVERLI: E só existe girassol amarelo?



MARIA EDUARDA H: Ou verde.



RAÍSSA: Eu vi um girassol em Santa Catarina.



PEDRO HENRIQUE P: Eu vou pedir pra minha mãe plantar um na minha casa.



LARISSA: É... é...



KHAUÊ: Coitada, ela vai ficar sem coisa. (se referindo as pétalas que estavam caindo).


YARA: Tem um monte de girassol na minha casa.


EVERLI: Quando caem todas as pétalas do girassol que está no pé, as florzinhas murcham e as sementinhas escurecem e secam. Daí dá pra gente tirar e comer.

Após a roda de conversa, cada criança desenhou o seu girassol com lápis grafite, tinta guache amarela e sementes de girassol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário