O trabalho com cantos de atividades diversificadas é uma constante em nosso planejamento diário, tendo lugar de destaque no caminhar pedagógico de nossa turma. Mesmo que pareça um momento para recreação (para quem "vê de fora"), cada canto foi pensado de acordo com os objetivos determinados no planejamento anual. Podemos citar, aqui, o exemplo do "Canto da Leitura" onde trocamos os portadores de texto ofertados de acordo com o objetivo a ser atingido. Como no dia 31/08/2011 em que, disponibilizamos para as crianças livros (que elas já conheciam) e fantoches para que pudessem dramatizar a história, que estavam lendo, utilizando os bonecos como recurso de expressão. (Objetivo: dramatizar histórias com o auxílio de materiais).
Assim como os demais cantos, o computador é uma prática diária em que escolhemos o software de acordo com o objetivo. Porém, ainda temos um pouco de dificuldade em relação a troca com os colegas. As crianças tem total liberdade para mudar de canto e, para isso utilizam o diálogo para evitar conflitos, mas há, na turma, algumas crianças que não aceitam sair do canto do computador e, quando estão nele, não permitem que o colega (pois ficam 2 crianças no canto) utilize o mouse ou o teclado, sendo necessário intervir constantemente.
Como já havíamos dito anteriormente, a atividade é escolhida de acordo com o objetivo mas, tendo em vista o desenvolvimento da autonomia e a necessidade de tornar a atividade sempre prazerosa, optamos por deixar dois dias da semana (terças e quintas-feiras) como dias de "uso livre" do computador, nestes dias cada dupla escolhe o aplicativo que vai usar, podendo mudar se assim o quiserem. As duplas são formadas pelas próprias crianças, de acordo com suas afinidades.
O canto do computador têm sido uma ferramenta importante no desenvolvimento, principalmente, do raciocínio lógico matemático e da linguagem escrita, pois, além dos softwares do Kidsmart utilizamos o Word, Paint, WordPad e, em algumas atividades específicas, até o Excel e, mais recentemente o JClic, aonde podemos criar as atividades de acordo com o objetivo a ser atingido e os conteúdos abordados. E, neste caso, gostaríamos de ressaltar a alegria das crianças ao perceberem que alguns jogos foram criados com suas fotos e seus nomes. Isso fez com que, até mesmo aqueles que não se interessavam muito por este canto, se tornassem frequentadores assíduos.
Mesmo com algumas dificuldades, notamos que a grande maioria das crianças, está bem familiarizada com os hardwares e softwares disponíveis, demosntrando grandea habilidades no desenvolvimento das atividades, sendo elas com o uso do mouse ou do teclado.
Karin Willms
Educadora do Pré
Que bom que gostaram dos jogos desenvolvidos no JCLIC!
ResponderExcluir